Disputa judicial entre Montes Claros e Nacional de Uberaba suspende Segundona

Equipe de Montes Claros entra com recurso por conta da absolvição do Nacional de Uberaba pelo TJD. Decisão muda classificação dos times

A próxima fase da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro ainda nem começou, mas o clima já está tenso. No entanto, a disputa ocorre fora dos gramados. Uma briga na justiça entre o Nacional de Uberaba e a equipe de Montes Claros ‘emperrou’ a divulgação da tabela de jogos e, com isso, a competição está suspensa.

O problema começou quando o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol (TJD-FMF) absolveu o Nacional de Uberaba, no último dia 18, por ter escalado de forma irregular o volante Thiago Carvalho no jogo contra o Portal de Uberlândia, garantindo a classificação da equipe para a segunda fase. Se o resultado fosse diferente, o Nacional perderia seis pontos e o Montes Claros seria beneficiado com a vaga na etapa seguinte.

Para o treinador do Montes Claros, Wantuil Rodrigues, a decisão do TJD vai contra a legislação desportiva e, por isso,o clube entrou com um recurso. A expectativa, segundo ele, é que até o dia 2 de outubro o caso seja julgado e o Montes Claros tenha a classificação garantida.

– Estamos treinando normalmente e já apresentamos quatro novos atletas para a próxima fase. Se o Nacional de Uberaba ganhar, temos que rasgar o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No jogo do dia 25, o atleta Thiago Carvalho estava irregular. Já no dia 30 de agosto, o Nacional pediu para pagar cestas básicas como pena alternativa, ou seja, cinco dias depois do ocorrido. Então, não tem como perder uma coisa dessas. A própria petição da equipe é uma carta confissão – desabafou o técnico.

Ainda de acordo com Wantuil, o clube conta com grandes juristas de São Paulo e do Rio de Janeiro e com a procuradoria da Federação Mineira, que também recorreu. O treinador acredita que o Nacional vai perder e deve apelar para o Rio de Janeiro, onde deve ser derrotado novamente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Federação Mineira de Futebol (FMF), não há previsão de data para o julgamento do recurso da equipe de Montes Claros. Ainda segundo a assessoria, além de o presidente da Federação que não avaliou a solicitação da equipe e do procurador, o presidente do Tribunal ainda não viu o recurso para definir se vai deferir ou não. Só depois da realização do julgamento é que a FMF poderá divulgar a nova tabela de jogos, enquanto isso a competição está suspensa.

Outro lado
Enquanto a decisão não sai, o Nacional de Uberaba segue com a rotina de treinamentos e também apresenta novos reforços. Nesta quarta-feira, o atacante Robinho, de 24 anos, chegou ao clube. O jogador estava na União Recreativa dos Trabalhadores (URT) de Patos de Minas. Para o técnico da equipe, Érick Moura, o caso será acompanhado pelo departamento jurídico do Nacional de Uberaba.

– É uma questão jurídica do clube e os advogados estão tomando conta do caso, por isso continuamos fazendo nosso trabalho de campo e nos preparando para quando voltarem os jogos. É claro que gera ansiedade em relação aos atletas que gostariam de estar na atividade, mas não podemos ficar pensando nisso. Temos que focar no trabalho diário e fazer bem feito – completou o técnico.

Em relação ao contrato dos jogadores, que tem previsão de encerramento no dia 30 de novembro, o técnico do Nacional de Uberaba acredita que a demora na divulgação da nova etapa da competição não seja um problema.

– Eu acredito que o contrato da maioria das equipes vence no dia 30. Quando a Federação resolver marcar os jogos, eu acredito que eles vão fazer jogos de três em três dias, para acelerar o processo. São seis partidas na segunda fase e creio que vai dar tempo – afirmou Érick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário